Entre todas as perguntas que recebo em consultório, essa é a campeã! Afinal, o ato […]
Entre todas as perguntas que recebo em consultório, essa é a campeã! Afinal, o ato de beber álcool está intrínseco na nossa sociedade. Mas costumo dizer que padrões negativos estão aqui para serem modificados por hábitos saudáveis.
Mas antes deixa eu te trazer explicações e depois você mesmo decide o que é melhor para a sua saúde! Combinado?
A primeira questão é que o álcool é uma “caloria vazia”, ele proporciona ganho de peso mas não tem nenhum nutriente, vitaminas ou sais minerais. Ou seja, você ingere, acaba por proporcionar o aumento do tecido adiposo e não tem nenhum benefício na sua saúde! Claro que estamos falando de forma generalista.
Além disso, o álcool também pode fazer mal diretamente para alguns órgãos como:
Mas também atinge as glândulas endócrinas e o sistema digestivo, e pode causar inflamação no seu corpo. O órgão que mais sofre as consequências do excesso do álcool é o fígado, que pode desenvolver cirrose e até mesmo câncer! Quando o fígado tem suas funções comprometidas, o pâncreas fica sobrecarregado e tanto a hiperglicemia pode acontecer como a hipoglicemia – o que indica que o nível de açúcar no corpo está desregulado.
Não bastassem todos esses problemas provenientes do consumo exagerado de bebidas alcoólicas, o sistema cardiovascular também pode ser comprometido, aumentando o risco de AVC, infarto e problemas cardíacos.
A bebida alcoólica ao longo de anos também interfere nos ossos, deixando-os mais frágeis; reduz o potencial de cicatrização; e pode atrofiar os músculos. Alcoólicos têm mais chances para desenvolver tuberculose e pneumonia, devido ao sistema imune estar mais deficitário.
A dependência química também é um dos pontos de atenção, pois muitas pessoas tentam parar de beber mas têm sintomas da abstinência como ansiedade, nervosismo, elevação da pressão e arritmia cardíaca.
Por isso, é tão importante pedir ajuda em casos de ter um vício! Muitas vezes sozinho o caminho é mais penoso, enquanto com auxílio de profissionais e grupos de apoio o propósito fica mais claro e mais fácil de atingir!
Se você buscar fontes confiáveis, vai perceber que a grande parte dos textos atrelam o consumo exagerado da bebida alcoólica a diversos tipos de cânceres. Os principais são: pescoço (principalmente os de boca, faringe e laringe), cabeça, esôfago, fígado e colorretal.
Agora que você já compreende que o descontrole em relação à bebida alcoólica vai além da sua nutrição e afeta diretamente a sua saúde, vamos a outro ponto: como reduzir esse impacto na sua vida!
Quando meus pacientes se propõem a reduzir o consumo de álcool, eu sugiro que eles comecem buscando uma opção que tenha alguns benefícios, como é o caso do vinho tinto seco! Mas calma lá! Nada de beber uma garrafa por dia! E volto a frisar que a opção mais saudável é zero álcool!
Mas se você não consegue parar por completo, saiba que para mulheres é permitido beber duas taças de vinho e homens três taças de 150ml em um dia no seu final de semana! Segundo a Organização Mundial de Saúde o homem pode beber 1⁄3 a mais que as mulheres, uma vez que a composição corporal masculina tem mais capacidade para absorver o álcool de forma menos prejudicial.
A escolha do vinho tinto seco não é à toa, confira alguns de seus benefícios:
Mas atenção: se você tem alguma doença crônica não transmissível é fundamental ter o auxílio de uma nutricionista com especialização na área, como é o meu caso! Uma profissional vai analisar se você pode beber álcool e em qual quantidade é segura!
Se você precisa de ajuda para manter uma rotina saudável, reduzir a quantidade de álcool e cuidar do seu corpo, eu posso te ajudar! Agende agora uma consulta!
Desenvolvido por wid.studio