Suplementação
Alimentação saudável 24.01.22

Suplementação: quando e como fazer?

O fácil acesso aos suplementos banalizou seu uso. Muitas pessoas tomam suplementos sem prescrição de […]

O fácil acesso aos suplementos banalizou seu uso. Muitas pessoas tomam suplementos sem prescrição de um nutricionista, assim acabam por fazer o uso inadequado dele e colocam em risco a saúde. 

O uso indevido ou exagerado de suplementos pode causar problemas no fígado, pedras no rim, diabete e até mesmo um infarto. Mas eles estão lá nas prateleiras das lojas de produtos naturais e até mesmo no mercado e não existe nenhuma advertência visual em suas embalagens. Se você faz uso independente, sem um profissional te auxiliando, e por tempo prolongado – pare agora! Aqui vale a máxima: “a diferença entre o veneno e o remédio é a dose”.

Deixa eu explicar para você que o nutricionista é o profissional adequado para te ajudar nesse processo e que, antes de te propor um suplemento, ele vai pedir alguns exames. São com base nos exames que o nutricionista pode olhar suas deficiências de vitaminas e minerais e assim pode propor a suplementação de forma segura. Se não houver falta não há necessidade de suplementar. Que tal saber mais sobre os exames solicitados pelos profissionais da nutrição? Confira esse conteúdo

Se você começou a treinar e deseja fazer uso de Whey ou Creatina, você precisa buscar a ajuda de um profissional para ver a real necessidade do uso deles. Caso contrário estará jogando seu dinheiro fora ou pode não atingir sua meta e acabar se frustrando.

Alimentação X suplementação

Você já deve ter ouvido por aí que é possível substituir a refeição por um shake de whey ou uma barra de proteína. Mas será que essa é a melhor estratégia? 

Vamos lembrar que o suplemento é industrializado e aquilo que é mais saudável vem da terra (frutas, grãos, verduras e carnes). 

Basicamente todos os nutrientes necessários estão disponíveis nos alimentos, então não faz sentido a substituição da alimentação por suplementos. Além disso, alguns deles possuem altos níveis de carboidrato. Se consumidos em excesso podem ocasionar ganho de peso. 

Os Wheys e barras proteicas podem ser usados de forma estratégica, pré ou pós-treino, quando você tem uma rotina que não permite que faça sua refeição. Aqui eles entram como aliados. Mas não é em qualquer refeição, e sim com base na sua rotina alimentar. 

Agora, se você não faz uso de Whey, comer ovos, frango, queijos, iogurtes  e aliar com fontes de carboidratos como: frutas, cereais e pães – é uma excelente opção para seu pós-treino. Inclusive, eu sugiro que se você está iniciando uma atividade física não invista de início em nenhum suplemento e sim em alimentos de qualidade nutricional. Depois que você fizer alguns meses de exercício e estiver firme nos seus objetivos invista nos suplementos. Mas é fundamental agendar consulta com a nutricionista para analisar qual o melhor suplemento para você. Quer agendar uma consulta? Clique aqui! 

E os suplementos em pílulas? Você pode estar se questionando se o mesmo serve para esse tipo de suplemento. Aqui temos uma outra situação que vale ser lembrada: não é porque determinado suplemento tem X% de vitamina que seu corpo vai absorver esse total. 

É isso, mesmo! Quando você faz uso de pílulas isso pode acontecer. Então, assim como suplementos alimentares, as pílulas não devem entrar como um substituto da comida! 

Como suplementar da forma adequada?

Como já foi informado, o primeiro passo é você buscar por um nutricionista, fazer os exames solicitados para que seja planejada a sua suplementação. Avise ao profissional que está atendendo você quais seus objetivos: ganho de massa magra, perda de massa gorda, hipertrofia, reeducação alimentar. Assim também é possível aliar seu objetivo com os suplementos. 

Além disso, você também pode informar qual a modalidade de atividade física que você faz, pois para pessoas que correm pode ser dado um tipo de suplemento com multivitamínicos ou isotônicos para dar mais disposição ou repor os líquidos. E será feita uma proposta diferente para quem deseja fazer um treino de força, tão querido pelo time do crossfit, onde pode ser indicada a creatina para fornecer energia aos músculos e desenvolver as fibras! E até mesmo se você sente que seu sistema imunológico está debilitado, informe ao seu nutricionista, pois existem suplementos que podem auxiliar como; Vitamina C, D e E, junto com Zinco. 

Suplemento pode ser manipulado?

Claro! Assim como remédios, homeopatias e florais, os suplementos podem ser manipulados em farmácias especializadas. Inclusive existem alguns pontos positivos como: 

  • Escolha do formato (em pó ou cápsula);
  • Fórmula personalizada para sua necessidade;
  • Bom custo benefício, pois pode ser feita exatamente a quantidade indicada pelo nutricionista;
  • Versatilidade de incluir mais de uma substância no mesmo suplemento.

Vale seguir a sugestão do profissional que te atende, que conhece farmácias de manipulação conceituadas e que trabalha com boas matérias-primas. 

Gostou desse conteúdo? 

Que tal compartilhar ele com alguém que precisa de informações sobre suplementação!

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio