Reeducação alimentar Viagem e eventos
Reeducação alimentar 02.03.22

Reeducação alimentar: como atuar em eventos sociais e viagens?

Se você está no seu caminho em busca de uma atitude alimentar consciente, precisa saber […]

Se você está no seu caminho em busca de uma atitude alimentar consciente, precisa saber que essa é uma mudança para vida. E os eventos sociais e viagens são situações que precisam ser encaradas como um momento de viver uma experiência que envolve escolhas alimentares. O lado positivo é: todo dia você tem novas oportunidades para uma forma diferente de nutrir seu corpo. Mas a constância que proporciona resultados unida a uma reeducação alimentar.

Se você precisa aprender a ter disciplina, entre aqui nesse material onde te conto um pouco mais sobre organização de rotina. 

Claro que você não precisa sofrer e se sentir obrigada a comer de determinada forma, a reeducação alimentar é o caminho de equilíbrio! Você pode comer o que tem vontade, desde que na quantidade e na hora certa. Diferente de uma dieta restritiva onde você não tem escolhas.

Por isso, como profissional da área da nutrição, não acredito em dietas milagrosas e nem restritivas. Ao contrário, a experiência me mostrou que esse tipo de atitude pode gerar frustração e compulsão. Eu te conto mais sobre esse assunto em outro conteúdo de blog, que está aqui

Eventos sociais: como equilibrar com a reeducação alimentar?

O primeiro passo é você compreender que você pode curtir com seus amigos e parentes, mesmo se você não comesse ou bebesse nada! Mas nutri, a comida une as pessoas! Verdade! Mas essa é a construção da nossa sociedade!

Calma, não estou dizendo pra você não comer nada num encontro com pessoas queridas! Eu só quero que você saiba que esse tipo de pensamento foi implantado na sua mente, para quando você vá a um restaurante ou bar e seus amigos estão fazendo pedidos, você se sinta obrigada a fazer também. É por isso que quando alguém não bebe álcool em uma roda de amigos ou é a pessoa que leva a marmitinha de casa, são olhadas de forma discriminatória, mesmo quando prezam por sua saúde! Pense sobre isso!

Dicas práticas para o seu dia a dia

Agora vamos às nossas dicas para reeducação alimentar, afinal eu quero que você se divirta e viva cada momento!

O primeiro passo é ser ativo na escolha do local onde será o encontro! Eu deixei uma lista de locais incríveis com opções saudáveis em Floripa! Evite rodízios, eles são a maior cilada para quem está em processo de conscientização, pois se você pagar caro, vai querer fazer valer o seu dinheiro e aí que “mora o perigo”! Opções como buffet com bastante salada ou pratos à francesa são ótimos, pois você pode fazer suas escolhas sem depender dos outros. 

Se for um evento onde cada um leva um prato, faça uma salada linda e saborosa que você tem prazer em comer e compartilhar. Depois de forrar o estômago com opções saudáveis, escolha um dos itens da mesa que você gostaria de comer e pense em qual seria a quantidade ideal para trazer saciedade! Coma devagar, aproveite a refeição. Deixe os talheres descansarem no prato entre as mordidas. 

Se você é do time que adora bons drinks, que tal fazer um combinado com você mesmo? Uma vez por mês você se dá o prazer de beber 2 taças de vinho ou 2 copos de cerveja. Se essa meta ainda é muito difícil, faça de uma forma que te desafie mas que seja possível para você. Lembre-se que o álcool é caloria vazia e não agrega em nada para sua saúde! Se você precisa de ajuda para modificar esse hábito, pode contar comigo! Agende uma consulta agora! Mas caso tenha nutricionista e permaneça com dificuldades, um psicólogo pode ser uma ótima opção!  

Como planejar uma viagem e comer bem?

Agora se você vai para outro estado ou país temos outros desafios para transpor! Essa é uma das experiências que mais amo! Uma nova cultura traz uma forma diferente de ver o mundo! Mas vamos aos pontos onde você precisa prestar atenção com foco na reeducação alimentar.

Atenção aos excessos

Opte por hotéis com meia pensão e evite o sistema all inclusive. Você já deve ter ouvido a expressão: “tome café de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu”. E você pode seguir esse dito popular enquanto viaja. A refeição da manhã e almoço se tornam energia que você usa durante o dia. Já a janta tende a ficar armazenada, por isso deve ser mais leve.

Balanceie as refeições

Planeje sua viagem com base no que você deseja comer em qual dia. Balanceie entre as refeições, provou um prato regional mais pesado no almoço? Uma sopa ou salada podem entrar bem na janta. Bebeu um caipirinha no início da tarde? Que tal um suco detox no outro dia assim que acordar ou no restante do dia optar pela velha e boa água? 

Tenha alguns aliados como a água de coco que é deliciosa e saudável ou um suco maracujá que possui poucas calorias e você não precisa adoçar. 

Mexa-se!

Aproveite para fazer atividades a pé, quer conhecer o centro histórico? Procure uma excursão onde os locais são visitados por caminhadas. 

Você pode escolher um hotel que tenha academia, acorde uma horinha mais cedo e faça exercícios de cárdio como esteira e bicicleta. Se você tiver personal, que tal pedir um treino curtinho que pode ser realizado em qualquer lugar sem nenhum aparelho? Se tem equipe de recreação com atividades de piscina, divirta-se e participe! 

Lembre-se que se você já está no processo e mantiver uma alimentação regrada durante todo ano, passar uma semana comendo apenas opções que podem ser saborosas ao paladar mas nada nutritivas, pode atrapalhar e muito o seu processo. 

Por isso, equilíbrio é a chave do sucesso, independente da situação, para uma reeducação alimentar!  

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio