Microbiota
Prevenção e qualidade de vida 25.05.22

Microbiota: tudo que você precisa saber para ter saúde

Na tradução, micro é pequena e biota é vida – então a microbiota é composta […]

Na tradução, micro é pequena e biota é vida – então a microbiota é composta das pequenas vidas que estão dentro do nosso organismo, como protozoários, bactérias, fungos e até mesmo vírus. Mas quando estão em equilíbrio dentro do corpo humano são responsáveis por combater agentes externos que geram doenças e até mesmo impedir que o seu corpo desenvolva células mutantes. Assim, esse é mais um motivo para você prestar atenção na sua alimentação. 

As alterações na microbiota refletem em aparecimentos de diversas doenças, estudos apontam que a alimentação tendo como base os ultraprocessados, desregula a microbiota, possibilita o aumento do alzheimer. Você já deve ter ouvido falar que nosso intestino é o segundo cérebro. E, de fato, quando sua microbiota está doente podem surgir doenças metabólicas, dislipidemia, diabetes tipo 2 e obesidade, além das questões físicas também podem causar ansiedade, estresse e afetar a vida social do indivíduo, pois a formação e manutenção do sistema nervoso central pode ser afetada. 

Cuidar do seu sistema digestivo é fundamental, pois as microbiotas, além de gerar energia para o corpo, quando saudável ela produz vitaminas do complexo B e K, possibilitando a melhor absorção dos nutrientes, fazendo a fermentação das fibras, criando os ácidos graxos que aumentam a imunidade. Desta forma, com um organismo forte e bem nutrido os riscos de infecções são reduzidos.   

Sim, você é o que você come

A disbiose é a condição relacionada a uma microbiota doente. Para evitar esse problema você precisa pensar de forma prevencionista com seu corpo: cuidar – manter – melhorar. 

E o que você come reflete diretamente na sua flora intestinal, por isso manter uma alimentação com frutas, verduras e legumes é um passo importante, assim como reduzir a quantidade de carne vermelha e evitar industrializados, doces e frituras. 

Se você não sabe por onde começar, a reeducação alimentar é o caminho! Assim, de forma gradual você modifica seus hábitos. Ou seja, sem restrição ou dietas extremas, você pode comer de tudo na hora e na quantidade adequada. Assim, você aprende a fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis, levando essa mudança para a vida! 

Se você está no caminho para uma alimentação mais equilibrada, confira 5 atitudes que você pode ter.   

Prebiótico e probióticos: conhecendo seus aliados

Uma ajuda extra é sempre bem-vinda e os probióticos são ótimos, quando ingeridos na quantidade ideal auxiliam a manter a saúde da flora intestinal. Alguns exemplos de alimentos são: leite fermentado, iogurte, kefir e kombucha. 

Já os prebióticos atuam nas bactérias encontradas no cólon e são encontradas em alimentos não digeríveis como as fibras. Você encontra em cereais, banana, cebola e alcachofra. Em relação a eles, ainda existem alguns profissionais que divergem quanto à efetividade desse alimentos para o cólon. Mas eu, como nutricionista, vou te deixar uma listinha para tornar essa parte do seu corpo ainda mais saudável:

  • Feijão carioca cozido;
  • Brocólis;
  • Aveia em flocos (ou farelo de aveia);
  • Ameixa preta;
  • Grão de bico cozido;
  • Mamão papaia;
  • Arroz integral;
  • Quinoa.

No acompanhamento com a sua nutricionista você também irá focar em cuidar da sua microbiota. Assim, alimentos como esses listados farão parte do seu plano alimentar, mas caso seja necessário também é possível fazer a suplementação. 

Dica extra

Se você quer começar seu processo de reeducação alimentar e não sabe como, que tal comprar agora meus e-books de receitas saudáveis? Opções práticas, saborosas e versáteis para você implementar no seu dia a dia e começar a cuidar mais de você e de sua família!

Se você precisa de um acompanhamento nutricional para melhorar a sua alimentação e focar no seu bem-estar, eu posso te ajudar! Agende agora uma consulta comigo! 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio