Light, zero ou diet
Alimentação saudável 28.09.22

Light, zero ou diet: qual a melhor opção para você?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as opções light, zero ou diet. Às vezes há […]

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as opções light, zero ou diet. Às vezes há uma confusão e os pacientes acreditam que eles são iguais ou que, por se tratar de uma dessas opções, é possível comer à vontade! Mas vamos aos fatos para que você possa compreender qual a melhor opção para sua saúde.

Alimentos light são industrializados que possuem 25% a menos de um determinado componente como açúcar ou gordura. Um exemplo clássico é: coca-cola, em que a versão light tem ainda mais componentes químicos, mas menos açúcar. Contudo, isso não a torna um alimento saudável e muito menos uma opção para ser consumida diariamente. No caso em questão, a melhor opção é evitar o consumo, visto que todos os industrializados impactam a saúde de forma negativa e devido aos componentes químicos que fazem mal ao organismo. 

Lembre-se de analisar o rótulo

A comparação entre rótulos é sempre a opção mais certeira. Analise os índices nutricionais e a composição daquele alimento, assim você vai encontrar aquele que é mais saudável ou menos nocivo à saúde. Mas isso não quer dizer que tudo que é light é ruim! Existem opções onde o light se refere a menos gordura saturada e sódio. Se você tem o acompanhamento nutricional, peça ajuda para sua nutricionista quando surgirem dúvidas sobre as melhores opções.

Para meus pacientes, gosto de especificar algumas marcas que confio e sei que trazem benefícios. Hoje também ofereço um atendimento onde vou junto com o paciente no mercado, assim escolhemos aquilo que está no plano alimentar e podemos tirar dúvidas sobre as escolhas. 

Alimentos zero 

Essas opções também devem ser analisadas caso a caso, visto que o que pode ser bom para um paciente não é adequado para outro. Mas esses alimentos são isentos de algum nutriente ou zero calorias. Mas aqui também vale lembrar que não é por que um alimento não tem caloria que ele deve ser ingerido. Vamos voltar ao refrigerante que quando é zero possui mais sódio, o que pode ocasionar retenção de líquido e em alguns casos de doenças crônicas não transmissíveis pode ser péssimo para a saúde, como o caso de pressão alta.

Muitas vezes a indústria alimentícia quer enganar você. Um exemplo clássico são as opções de leite de vaca zero lactose, que na realidade possuem em sua composição a enzima lactase que ajudará na digestão, evitando a sensação de mal-estar. O ideal para esses pacientes é a não ingestão e muitas vezes eles acreditam que as opções zero lactose significam que não há leite de vaca, o que não é verdade. Apenas leites de amêndoas, castanhas ou outro tipo vegetal são realmente zero lactose. Você descobre isso conferindo os componentes nutricionais. Os celíacos têm que estar ainda mais atentos, pois alguns alimentos podem não conter glúten, mas possuir traços. 

Diet é a melhor opção para quem?

Os alimentos diets e zero têm o mesmo objetivo, que é a retirada de determinado componente em sua composição. Alguns diets são ideais para diabéticos quando se referem à retirada do açúcar. Mas atenção: se você tem diabetes ou é pré-diabético não saia ingerindo tudo que tem “diet” no nome. O fundamental é fazer uma consulta com nutricionista e desenvolver um planejamento alimentar para você.  

Não se engane, os industrializados, mesmo que zero açúcar, diet ou light ainda são industrializados! Se você quer ter uma alimentação saudável, você precisa buscar opções que venham direto da terra, como frutas, verduras, grãos e carnes. Quanto menos componentes químicos, plásticos e hormônios melhor! 

Até porque muitas vezes esses alimentos dietéticos acabam por enganar o paciente que consome mais que o necessário e deixa de aproveitar opções mais baratas que são encontradas numa feira. 

Se você precisa de ajuda com a sua reeducação alimentar, conte comigo

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio