Essa é uma questão bem presente nas minhas consultas. Alguns pacientes acreditam que o exercício […]
Essa é uma questão bem presente nas minhas consultas. Alguns pacientes acreditam que o exercício físico sozinho é capaz de trazer resultados tanto para a perda de peso quanto para melhorar quadros de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A verdade é que isso não acontece dessa forma. E eu vou te explicar por quê.
Calma, você deve manter as atividades físicas no seu cotidiano sim! Elas são uma parte importante tanto para quem busca combater a obesidade ou controle do peso quanto para prevenir o aparecimento de DCNT. Mas sozinha a atividade física não vai proporcionar uma mudança efetiva na sua vida. Em consultório, costumo dizer aos pacientes que a atividade física é 30% do processo, enquanto a reeducação alimentar é responsável pelos outros 70%. Ou seja, é muito importante sim, mas não define os resultados. Agora, a junção de atividade física e reeducação alimentar é o que fará a diferença no seu organismo e saúde.
Muitos pacientes relatam não gostarem de atividade física e o fato é que o corpo em repouso tende a se manter parado. Além da lei de Newton, sabemos que nosso cérebro prefere manter nosso tecido adiposo como uma reserva. Por isso, se você espera uma motivação como um impulso, saiba que isso não vai acontecer. Atividade física é disciplina e foco. Por isso, ter pessoas que te influenciam a seguir o seu propósito é ideal para quem está começando e se sente desmotivado.
O primeiro passo é pensar sobre que tipo de atividade você gosta de fazer: em grupo, sozinho, dança, artes marciais? Quando se faz o que se gosta é ainda mais prazeroso e fácil de seguir o ritmo. Caso nada agrade você à primeira vista, opte por caminhadas ao ar livre. Crie aquela playlist bem motivadora e planeje uma rota de no mínimo 40 minutos. Não vale parar no meio do caminho para descansar, é necessário manter uma constância. Aproveite para respirar o ar puro, olhar a natureza e deixar a mente flutuar entre os pensamentos. Com o tempo você aumenta a intensidade da caminhada e a quantidade de tempo durante o exercício.
Para quem tem problemas respiratórios ou de joelhos e articulações, a atividade na água é uma ótima opção, principalmente agora no verão. Para quem tem bronquite ou asma, a natação pode ajudar a reduzir crises e a falta de ar. Floripa inspira o surf, que pode ser uma ótima opção para quem deseja modificar hábitos, uma vez que o esporte proporciona um estilo de vida mais saudável.
Algumas pessoas, mesmo com incentivo dos amigos, ainda sim têm dificuldades em persistir em seus objetivos com a atividade física. Neste caso, um profissional da área da educação física pode ajudar. Além de ser um compromisso certo na agenda, um personal vai propor treinos que atuem com todos os grupos musculares, vai compreender as suas necessidades físicas e trabalhar de forma harmônica para evitar o desenvolvimento de apenas alguns membros do corpo.
Pessoas com DCNT devem optar por um acompanhamento de diferentes profissionais como nutricionista e personal, garantindo tanto a realização da atividade física quanto a ingestão dos alimentos descritos no plano alimentar.
A bioimpedância inbody é uma ótima forma de verificar se a atividade física está surtindo o efeito desejado. Além de apontar a quantidade de gordura corporal, músculos, água, nutrientes, gordura visceral e relação cintura/quadril, também mostra quais áreas do corpo têm o maior percentual de gordura e músculos. Assim é possível fazer um trabalho bem focado nas necessidades corporais de cada paciente. Além de mostrar o desenvolvimento mental e incentivar o paciente a persistir em seus objetivos.
Se você deseja agendar uma análise na bioimpedância inbody clique aqui e saiba mais.
Agora, se você precisa de incentivo para cuidar da sua saúde, pode contar comigo! Juntos vamos analisar como está sua saúde, compreender o que precisa ser melhorado, optar pelo melhor plano alimentar e escolher suplementos nutricionais que darão ânimo e vão proporcionar melhorias na sua saúde.
Desenvolvido por wid.studio