Se você acompanha o meu blog sabe que a nutrição é a base da sua […]
Se você acompanha o meu blog sabe que a nutrição é a base da sua saúde e que ela interfere em todos os seus órgãos. Acabamos de vivenciar a pandemia de Covid-19, em que as doenças respiratórias foram o grande foco de atenção da população, uma vez que o vírus ataca inicialmente as vias respiratórias até chegar ao pulmão.
O fato é que a deficiência de alguns nutrientes pode comprometer o transporte de oxigênio e a contração dos músculos a nível celular, o que tende a prejudicar o funcionamento dos pulmões. Por isso, se você possui uma Doença Crônica Não Transmissível relacionada a problemas respiratórios é muito importante o acompanhamento nutricional para proporcionar maior qualidade de vida.
Se você não conhece essas doenças, eu te explico aqui no meu blog.
Pode até parecer um clichê, porém é a mais pura verdade, os alimentos ultraprocessados e refinados precisam ser evitados por pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis respiratórias ( e também por todos aqueles que querem uma vida mais saudável), pois tendem a inflamar o corpo.
É importante você falar sobre o seu histórico de saúde para sua nutricionista que vai solicitar exames relacionados aos níveis de proteínas, potássio, cálcio, magnésio e ferro – que são fundamentais no transporte de oxigênio. Quer saber quais os exames que mais são pedidos por profissionais da nutrição? Leia no meu blog!
A sua nutricionista vai analisar os seus níveis de minerais e vitaminas e assim deve propor um cardápio balanceado, mas que tenha como foco manter esses itens equilibrados.
Claro que eu também deixo aqui atitudes que vão te ajudar a manter a saúde de forma geral e também focando no seu sistema respiratório:
Laticínios – para quem tem rinite o leite pode aumentar a inflamação e criar uma quantidade de muco que desencadeia uma crise.
Carboidratos simples como açúcares e farinha – além de inflamar o corpo exigem que o pulmão trabalhe mais para metabolizar esses alimentos.
Bebidas gasosas – o gás pode causar inchaço e gerar uma crise de asma.
Embutidos – devido ao altos índices de nitrato, eles precisam ser evitados pois tendem a causar obstrução pulmonar.
Sódio – aqui é importante estar atento que não é apenas o sal e sim os industrializados de maneira geral que possuem sódio em sua composição. O sódio aumenta a retenção de líquidos, que tende a dificultar a respiração
Outro aliado para melhorar a qualidade de vida de pessoas com asma, bronquite, rinite, doenças pulmonares e hipertensão pulmonar são as atividades físicas, porém existem alguns cuidados que devem ser adotados. O primeiro passo é buscar um médico especialista para analisar a condição física e validar o tempo e a intensidade do exercício. Vale lembrar que os exercícios na água são ótimas opções pois o meio de alta umidade favorece a melhora na respiração.
Mas tenha atenção redobrada em dias de baixa temperatura, é importante focar em fazer o aquecimento de forma correta e a respiração nasal também auxilia a manter o ritmo e o foco nos exercícios.
Assim, atividade física quando bem orientada auxilia na qualidade de vida, melhora as condições cardiorrespiratórias e também reduz as inflamações nas vias aéreas, até mesmo em doenças crônicas.
Se a atividade física é fundamental para pessoas acometidas por problemas respiratórios, já pensou na quantidade de benefícios que ela também pode trazer para você? Não deixe para amanhã, a sua saúde acontece todos os dias, a cada escolha nas suas refeições e das suas atitudes diárias. Quer saber se você é uma pessoa com uma alimentação saudável? Eu te conto aqui!
Precisa de ajuda para manter a alimentação balanceada e com foco na sua saúde respiratória? Eu posso te ajudar, pois sou especialista em doenças crônicas não transmissíveis. Agende agora sua consulta comigo!
Desenvolvido por wid.studio