Em um fundo laranja, mulher come maçã para evitar problemas no intestino e estômago
Doenças crônicas não transmissíveis 30.03.22

Como manter intestino e estômago saudáveis?

Manter a alimentação saudável nunca foi apenas uma questão estética mas sim uma questão de […]

Manter a alimentação saudável nunca foi apenas uma questão estética mas sim uma questão de saúde e bem-estar. Aqui no blog, escrevo sobre diversos conteúdos sobre doenças crônicas transmissíveis, se você quer saber mais confira aqui! Também já abordei como a alimentação impacta na vida de pessoas com insuficiência cardíaca, diabetes e doenças respiratórias

E se suas escolhas alimentares estão relacionadas ao seu coração, pâncreas e pulmão, dá para imaginar que ela está diretamente conectada ao seu esôfago, estômago, intestino e todos os órgãos no sistema digestivo. Afinal são esses órgãos responsáveis por receber o alimento, produzir o suco gástrico que quebra as proteínas e depois o bolo alimentar chega ao intestino onde os nutrientes são absorvidos e depois eliminados. 

Muitas doenças do aparelho digestivo surgem devido ao estilo de vida e a má alimentação do paciente. Mas o inverso também é verdadeiro: cuidar do que come proporciona maior saúde a esse sistema. 

Praticando a saúde do intestino e estômago 

Muitas vezes esses órgãos são os mais sensíveis a uma alimentação desregulada, por isso se você sente dores de estômago depois de consumir determinados alimentos, esteja atento aos sinais que seu corpo dá. Se esse for seu caso, busque o auxílio de uma nutricionista para te guiar na busca de uma alimentação mais equilibrada, reduzindo da sua alimentação aquilo que traz desconforto. Com o tempo você notará que essas dores serão amenizadas.

Mastigue devagar, pois isso ajuda a quebrar os carboidratos e a comida chega mais “pronta” para o seu estômago. Os probióticos,  como kefir, são ótimos aliados pois são bactérias boas que auxiliam a digestão. Assim como comer fibras solúveis e insolúveis também é um passo importante para o sistema digestivo. 

As fibras solúveis em contato com a água criam um “gel” que proporciona uma sensação de saciedade. Elas são encontradas em frutas, cereais, leguminosas e oleaginosas. Já as insolúveis, são encontradas em folhosas, vegetais e grãos, e ajudam que o alimento se mova mais rápido pelo trato gastrointestinal, reduzindo a prisão de ventre. 

Outro ponto muito importante é a atividade física, eu estou sempre relembrando aos meus pacientes que nutrição e exercícios são a dupla perfeita para saúde. No caso da saúde do intestino e estômago, a atividade física aumenta a circulação sanguínea, acelerando o metabolismo – o que auxilia no processo de emagrecimento, e agiliza a digestão. Outro ponto importante é que a atividade física auxilia o esvaziamento gástrico e libera hormônios que contribuem para o movimento intestinal.

Mas quais os problemas mais comuns do sistema digestivo?

Aqui vai uma lista de doenças, caso você tenha uma dessas, é fundamental o acompanhamento médico e também nutricional para que você possa manter a qualidade de vida e, em alguns casos, até mesmo curá-las.

  • Síndrome do intestino irritável;
  • Câncer colorretal;
  • Gastrites;
  • Câncer de esôfago;
  • Úlceras;
  • Câncer de estômago;
  • Distúrbios associados a intolerâncias alimentares.

Vale lembrar que o sistema digestório tem diversas partes: boca,faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e anûs.  

Para cuidar todas essas partes você também pode evitar:

  • Industrializados;
  • Consumo de álcool; 
  • Cigarro.  

Vale lembrar que o intestino é considerado o segundo cérebro – uma vez que boa parte dos nutrientes é absorvida nele, ter uma alimentação para tornar esse órgão mais funcional é importante para saúde do corpo de forma geral. 

Xô estresse: o vilão do intestino e estômago

Se você passou por uma situação de ansiedade, provavelmente sentiu uma dor de estômago ou uma vontade de ir ao banheiro, fato é que o sistema gastrointestinal é muito sensível à ansiedade e à depressão. Ou seja, uma vida corrida, sem tempo para você pode sim impactar na saúde e até mesmo proporcionar ganho de peso. Por isso, manter o equilíbrio passa por aquilo que você come, mas vai além, refletindo em como você lida com seu trabalho, se mantém relacionamentos saudáveis e até mesmo pelo controle da sua mente. 

Por isso, buscar um atendimento multidisciplinar é tão importante com apoio de uma nutricionista, profissional da educação física e também psicólogo. Se você quer se aprofundar ainda mais nesse tema, que tal conferir minha “live” que deixei gravada no Instagram? Clique aqui! 

Precisa de auxílio para tratar uma doença gastrointestinal? Agende uma consulta agora! 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio