menopausa
Alimentação saudável 02.11.22

Como aliviar os sintomas da menopausa com a nutrição?

A menopausa é uma mudança muito extrema para algumas mulheres, calorões, oscilação de humor, ganho […]

A menopausa é uma mudança muito extrema para algumas mulheres, calorões, oscilação de humor, ganho de peso, mudança na pele, ansiedade e alteração no sono são alguns dos sintomas vivenciados. Não existe uma idade certa para o início da menopausa, pois ela varia conforme a genética e também com o início da menarca (primeira menstruação). 

Muitas mulheres fazem reposição hormonal, outras aprendem a conviver com os sintomas. Mas saiba que é possível ter mais qualidade de vida com a reeducação alimentar e até mesmo encontrar o peso ideal nesse processo.

Posso evitar a menopausa?

Não. Ela é uma certeza na vida de todas as mulheres, uma vez que existe um determinado número de folículos ovarianos em cada mulher. Isso é determinado lá na gestação, enquanto ainda se está em fase embrionária. Quando esses folículos acabam, inicia-se o processo de climatério – onde começam os sintomas. Principalmente os calorões, alterações emocionais e também no sistema urinário, aumentando a possibilidade de infecções. 

No climatério a mulher ainda pode menstruar, mas de uma forma diferente. Isso depende de mulher para mulher, mas muitas têm espaçamentos maiores entre a menstruação, e outras a redução de fluxo menstrual. Após um ano sem menstruar, é constatada a menopausa e é aí que os sintomas ficam ainda mais fortes.

Estrógeno e progesterona são os hormônios que mais sofrem alteração nessa fase de vida da mulher e, em alguns casos, é necessário fazer reposição hormonal.

Com a queda do estrógeno, aumenta a produção de monoaminoxidase, que é responsável por degradar a serotonina – considerada o hormônio do bem-estar. Isso desencadeia a irritação e a vontade de comer doces e carboidratos. Por esse motivo é tão importante o acompanhamento nutricional. 

Como você pode ter mais saúde depois da menopausa?

Alimentação

O primeiro passo é buscar uma alimentação balanceada, ingerindo mais frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras. Evite industrializados, pois quando a microbiota não está equilibrada, eleva-se a concentração da monoaminoxidase, aumentando os sintomas da menopausa. Opte por uma alimentação rica em fibras, mas na quantidade ideal diária. Muitas vezes as pessoas acreditam que uma quantidade irrisória resolve, mas é preciso incluir as fibras no plano alimentar de forma diária, consumindo folhas e determinados grãos. 

Suplementação

A suplementação também é indicada, já que o triptofano precisa estar aliado ao complexo B, para auxiliar na produção de serotonina. A vitamina D também é importante, visto que existe uma tendência de redução da mesma no corpo. 

O ajuste de cálcio também deve ser analisado, uma vez que existe nessa fase da vida o aumento da possibilidade de osteoporose e osteopenia, mas o cálcio deve ser acompanhado de vitamina D e magnésio para ter a função adequada no organismo! 

Exames

A análise da relação cintura/quadril também é necessária, uma vez que existe uma tendência ao acúmulo de gordura nessa região após a menopausa. Assim como a redução de massa muscular, podendo acarretar o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis. Por isso que o exame de bioimpedância é uma ótima estratégia e seu acompanhamento mensal irá incentivar a paciente a buscar resultados cada vez melhores. 

Exercício físico 

Manter o exercício físico em dia é uma forma de garantir os hormônios do bem-estar, controlar o peso e até mesmo as oscilações do humor. Busque algo que você faça com prazer. Pode ser algo em grupo, como dança ou vôlei, mas se você é do time que prefere treinar sozinha, uma corrida ou academia pode ser uma ótima opção. Lembre-se que a atividade física deve ser feita no mínimo 5 vezes na semana. 

Nutricionista

Estar rodeado de bons profissionais faz a diferença. Optar por uma nutricionista para te apoiar e desenvolver um planejamento alimentar focado nas suas necessidades é uma ótima opção. Além disso, você também pode pedir uma suplementação focada em proporcionar mais energia para o seu dia a dia e uma opção para trazer mais tranquilidade para a hora de dormir.

E antes da menopausa chegar?

O ideal é o controle do peso por meio da reeducação alimentar e prática de exercícios, como uma forma de prevenção aos sintomas e evitando o sobrepeso e obesidade. Um corpo mais saudável passa por essa fase de forma mais tranquila. Estar com o ciclo circadiano alinhado com suas metas de saúde também é importante. Assim como cuidar da saúde feminina de forma global. 

Se precisar de ajuda, agende uma consulta comigo!   

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio