Muitos pacientes têm dúvidas sobre o peso do seu corpo. O fato é que a […]
Muitos pacientes têm dúvidas sobre o peso do seu corpo. O fato é que a massa corporal é dividida em diversas áreas como: quantidade de água no corpo, gordura corporal, massa magra (músculos), densidade óssea, peso dos órgãos entre outros. Ou seja, você pode ter uma quantidade maior de massa magra do que gordura, e não saberá disso se olhar apenas na balança! Em alguns momento a retenção de líquido também pode influenciar no seu peso.Por isso que o exame da Bioimpedância é tão importante, ele relata com detalhes os seus índices.
A Bioimpedância utilizada por mim é conhecida como tecnologia Inbody onde existe uma precisão maior e com maior quantidade de informação, como:
Todos os itens nesse exame auxiliam a profissional da nutrição a conhecer melhor o paciente e alguns ajudam o desenvolvimento de um cardápio, visto que revela o quanto o paciente pode ingerir de calorias para manter, ganhar ou perder peso. Esse é o papel da taxa metabólica basal – que se refere ao quanto de energia o organismo utiliza para manter o funcionamento do corpo em repouso.
Outro item muito importante é o peso ideal, baseado na composição corporal, que pode ser usado como um dos objetivos entre o paciente e a nutricionista, mas em alguns casos metas menores são criadas primeiro, como redução de sal ou inclusão de atividade física. O profissional da nutrição saberá qual a melhor estratégia para você atingir sua meta de forma saudável.
A relação cintura-quadril, também é importante, principalmente para pessoas com problemas cardíacos, pois indica o potencial risco de doenças cardiovasculares. Quer saber sobre insuficiência cardíaca? Confira uma matéria completa aqui! Agora, se você possui alguma doença crônica não transmissível, eu fiz um conteúdo exclusivo para você saber qual a importância da alimentação balanceada para garantir o seu bem-estar físico! Leia o conteúdo.
Você também já deve ter ouvido falar sobre a importância da água para sua saúde e para a reeducação alimentar. Ela é fundamental para trazer a sensação de saciedade – pois muitas vezes confundimos sede com fome. Melhora o metabolismo, facilita o processo de digestão e aumenta a disposição para fazer exercícios físicos. Esse é outro ponto importante que a bioimpedância Inbody consegue verificar – com ela é possível analisar se o paciente está ingerindo água suficiente ou se está desidratado. Além de indicar a retenção de líquido, que tende a acontecer após uma cirurgia ou quando uma grande quantidade de sal é ingerida.
Alguns pacientes que se consultam de forma online não fazem o exame da Bioimpedância, mas nós temos formas de avaliar seu desenvolvimento. Pelos exames clínicos, analisando como está o colesterol, índice glicêmico, vitaminas, sais minerais e outros. Quer saber como funcionam os exames solicitados por mim? Leia esse material. Nas minhas consultas online solicito que os pacientes se pesem e compartilhem o peso comigo! Mas eles também podem notar uma diferença grande nas roupas e também na qualidade de vida, se sentindo mais dispostos ou dormindo melhor.
Sexta-feira tende a ser um dia estratégico para se pesar, pois você percebe os avanços que fez e se sente motivado para manter sua reeducação alimentar no final de semana também.
Se pesar todo dia não é uma estratégia recomendada, pois pode gerar frustração caso não alcance um resultado diário. Também pode gerar compulsão. Vale lembrar que a oscilação de peso também é natural de um dia para outro.
Na reeducação alimentar nosso foco não é em contar calorias e nem fazer dietas restritivas, o que queremos é que você mude seus hábitos e gradualmente verá os resultados na sua vida.
Deseja fazer o exame da Bioimpedância comigo? Clique aqui e agende seu horário!
Desenvolvido por wid.studio