Muitos pacientes quando chegam ao meu consultório ainda relatam que beber água é uma das […]
Muitos pacientes quando chegam ao meu consultório ainda relatam que beber água é uma das suas dificuldades. Uma rotina corrida, um ambiente de trabalho sem foco no bem-estar dos colaboradores, não gostar de água ou até mesmo uma desatenção sobre o autocuidado são os principais itens que fazem com que as pessoas esqueçam de tomar água.
Mas o fato é que esse é um item precioso para reeducação alimentar, pois além de hidratar o corpo proporcionando um melhor funcionamento das células e órgãos, a água também ajuda a manter a “barriga cheia”, proporcionando uma sensação de saciedade. Muitas vezes nosso cérebro “se confunde” e, quando estamos com sede, ele envia uma mensagem de fome! Outra questão também é que quando estamos desidratados o nosso corpo acaba por reduzir o metabolismo, então tomar água auxilia também a manter o seu metabolismo funcionando de forma adequada.
Mesmo com esses fatores positivos sobre a ingestão de água, pode não ser o suficiente e você pode optar por outras opções que não são tão saudáveis quanto! Uma vez que água não tem caloria, qualquer outro líquido não terá a mesma qualidade que ela. Se você acredita que suco natural é o melhor substituto para água, deixa eu te contar que você está deixando de aproveitar a fibra da fruta e ficando apenas com a frutose (açúcar da fruta). Então a melhor opção é comer a fruta.
Pior ainda é pensar que refrigerante zero é uma opção. Eles são repletos de compostos químicos e como qualquer ultraprocessado, eles vão fazer mal a sua saúde, além de alguns serem viciantes para o cérebro. O mesmo serve para isotônicos, eles não substituem a água, possuem minerais sim, mas também possuem calorias! Ou seja, são indicados para casos de realizar uma atividade física, mas se a sua nutricionista indicar no seu planejamento alimentar.
O café é outra opção que muitas pessoas creem que pode ser adequado, visto que quando tomado sem açúcar ou adoçante tem zero calorias! Mas ele acelera o ritmo cardíaco, pode trazer insônia e ansiedade se bebido em demasia! Então, não é substituto!
Não! Mas se você tem dificuldades em beber água, você pode começar com chás naturais como hibisco, camomila e alecrim. Mas eles devem ser uma porta de entrada para você criar o hábito de beber algo e logo ser substituído pela água! Lembrando que os chás têm propriedades que atuam em partes diferentes do corpo e por isso é importante conhecê-los antes de sair tomando! Também lembro a você que algumas opções de chás (principalmente aqueles que são solúveis e vendem em supermercado) não são apenas a planta e possuem açúcar na composição, por isso o ideal é optar pelos naturais.
O primeiro ponto é ter a consciência de que você precisa beber água pela sua saúde, depois você pode fazer o cálculo de quanto de água é necessário com base no seu peso. Eu faço esse cálculo para meus pacientes e incluo no planejamento alimentar deles. Agora é só beber água! Calma que vou passar aqui algumas estratégias para facilitar esse processo.
Você deve evitar beber água perto da hora de ir dormir, pois você se sentirá cheio. Além de atrapalhar o processo do sono, isso também faz com que você acorde no meio da noite para usar o banheiro e o ideal é dormir a noite toda para ter o benefício de dormir bem e acordar melhor ainda! Beber água antes de ir dormir interfere no ciclo circadiano!
Se você precisa de ajuda com a sua reeducação alimentar, pode contar comigo! Agende agora mesmo a sua consulta!
Desenvolvido por wid.studio