Alimentação saudável
Alimentação saudável 17.12.21

5 atitudes que revelam se a sua alimentação é saudável

Hoje a alimentação virou um tema muito debatido, mas ainda existem muitos mitos e dúvidas […]

Hoje a alimentação virou um tema muito debatido, mas ainda existem muitos mitos e dúvidas sobre o que realmente torna uma alimentação saudável. Nesse texto trarei pontos para sua reflexão. Afinal, quando falamos sobre padrões alimentares, precisamos lembrar que cada pessoa tem sua vivência que muitas vezes estão refletidas em hábitos cotidianos e nas escolhas relacionadas aos alimentos.  

Então, mesmo que você se considere um conhecedor da nutrição, não julgue aquelas pessoas que têm ações que você considera inapropriadas. Cada um tem seu tempo e jornada quando se trata de alimentação saudável . Por isso, a reeducação alimentar é tão importante, pois ela proporciona a consciência – tornando possível ingerir todos os tipos de alimentos mas na quantidade ideal para cada organismo. Quer saber mais sobre esse tema? Leia o material no meu blog. 

Se você deseja ter uma vida mais feliz, saúde e longevidade é fato que precisa olhar com atenção para aquilo que está ingerindo. Alguns alimentos inflamam o organismo como os fast foods, gorduras hidrogenadas, frituras, açúcar refinado, aditivos alimentares, derivados do trigo entre outros. Ou seja, se a sua alimentação for regada a esse tipo de alimento você está sobrecarregando seu organismo.

Normalmente, quem os ingere em grande quantidade percebe o ganho de peso e também a sensação de inchaço. Mas não é a questão estética que importa e sim que você pode desencadear doenças crônicas não transmissíveis que são silenciosas mas que com o tempo trazem graves problemas à saúde. Eu tenho um texto que aborda esse assunto. Saiba mais aqui.

Moderação é a palavra-chave

Você pode sim comer esses alimentos desde que de forma moderada – eles não devem ser o foco da sua alimentação e sim a exceção. Você não precisa deixar de comer nada! O terror alimentar é algo que também precisa ser debatido e evitado. Quando você compreende exatamente o que aquele alimento representa como nutriente para o seu corpo, fica ainda mais fácil fazer as melhores escolhas. Mas o alimento também faz parte dos nossos ritos sociais, assim como pode estar associado a sentimentos e situações vividas. Por isso, atitudes drásticas como retirar um grupo alimentar ou um determinado alimento da sua vida tem um grande impacto.  

Eu não proíbo meus pacientes de comerem nada, a não ser aqueles que possuem algum tipo de alergia ou intolerância. Mas eu sempre sugiro boas substituições que trazem a sensação de saciedade e agradam o paladar. Na reeducação alimentar você ainda pode comer doces, tomar café e curtir uma boa massa – desde que se comprometa em analisar a quantidade, opte por opções mais saudáveis e saiba o momento certo para aproveitar as delícias da culinária.  

A hora da verdade é agora…

Nessa listinha separei 5 itens para você analisar se a sua alimentação proporciona saúde a sua vida. 

  1. Você come todos os grupos alimentares, porém ingerir mais frutas, verduras e legumes;
  2. Antes de se alimentar, você analisa se está realmente com fome. Se pergunta se não seria cede ou se existe algum sentimento se relacionando com esse momento. 
  3. Você vai ao supermercado depois de ter feito uma refeição, com sua lista de compras em mãos e, chegando lá, lê o rótulo em busca de opções com maior teor nutricional. 
  4. Não se engana com dietas milagrosas que prometem resultados em poucos dias. Prefere a constância dos hábitos alimentares. 
  5. Faz trocas inteligentes, como deixar o refrigerante para ingerir um suco natural ou água. Opta por alimentos orgânicos do que os processados. 

Nutri, eu ainda me alimento mal, o que fazer?

Calma, lembre-se que na vida, tudo é processo e que sempre é possível começar! E eu estou aqui para isso! Agende uma consulta comigo, eu tenho atendimento presencial e online. Você é responsável pelas suas escolhas, mas o acompanhamento nutricional proporciona conhecimento para fazer essas escolhas da melhor forma! No meu site é possível agendar a consulta totalmente online. Clique aqui e saiba mais

Você pode se perguntar: só a alimentação importa? Não! A alimentação é o pilar para um corpo saudável, mas é preciso que você esteja disposto a se desafiar. Incluir a atividade física no seu dia a dia também é um passo importante nesse processo. Uma dica é escolher um exercício que te faça feliz – para que você se mantenha motivado a continuar. Outra questão muito importante é o autoquestionamento das escolhas alimentares – refletir para mudar. Busque uma rotina de sono saudável para que seu corpo esteja descansado ao nascer de um novo dia e te permita usar toda sua energia de forma inteligente. 

Sugestões para você dar os primeiros passos rumo à alimentação saudável

  • Planeje suas refeições durante sua semana  – isso ajuda a manter o foco;
  • Anote ou use aplicativos para que você possa analisar o quanto você ingere de cada grupo alimentar;
  • Cozinhe mais, assim você saberá exatamente o que está ingerindo e quais os temperos utilizados. 
  • Antes de ir a um encontro com a família ou amigos, forre o estômago com opções mais saudáveis.
  • Beba 2 litros de água por dia. 

Mas lembre-se…

A cobranças pelo corpo perfeito é um ciclo vicioso que gera frustração. Busque saúde, sua melhor versão virá naturalmente. Não se compare. Aprecie a jornada da reeducação alimentar – todos os dias você poderá optar por alimentos que vão proporcionar qualidade de vida. Se você “escorregou” e saiu do foco, você tem a próxima refeição para fazer diferente. Não se culpe, siga com seu objetivo e com  o tempo você chegará lá. 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio