Que a alimentação saudável está diretamente atrelada à longevidade você já sabe! Que doenças cardíacas, […]
Que a alimentação saudável está diretamente atrelada à longevidade você já sabe! Que doenças cardíacas, diabetes e obesidade podem ser evitadas se você mantiver foco na reeducação alimentar e se exercitar de forma regular, você também já sabe! Mas talvez você não tenha ideia de que a alimentação também interfere na criação de células cancerígenas.
O câncer possuem muitos aspectos que impactam no seu aparecimento como:
Assim como a modificação desses padrões também indicam a redução do aparecimento dessa doença.
Alguns alimentos como carne vermelha, carboidratos e açúcares são preferidos por essas células mutantes. Já alimentos como frutas, verduras e grãos evitam a criação dessas células. Claro que também existe o fator genético, mas a alimentação desregrada está relacionada de 30% a 35% do aparecimento dos mais variados tipos de cânceres. Ou seja, sua alimentação tem impacto direto no desenvolvimento de células cancerígenas. Por isso, a reeducação alimentar é a melhor forma para evitar a aparição dessas doenças. Uma vez que você ganha consciência sobre o quê, quando e o quanto comer.
Algo que você precisa saber é que a obesidade é sim fator de risco para diferentes tipos de cânceres como esôfago, mamas, útero e muitos outros que ainda estão em estudo. Isso tende a acontecer pois muitas vezes o obeso tem uma quantidade elevada de insulina no sangue, que estimulam as células cancerígenas a crescerem. O fator é a conversão de estrógeno pela gordura, que aumenta o nível desse hormônio no corpo e acaba por influenciar no aparecimento de câncer de mama, útero e endométrio. Se você quer saber como mudar essa situação com o auxílio da reeducação e da alimentação saudável, confira esse conteúdo.
Vale lembrar também que as pessoas obesas muitas vezes não possuem uma rotina de exercícios e ingerem de forma desequilibrada carboidratos e gordura, o que pode colaborar para o aparecimento de outras doenças crônicas não transmissíveis. Se você não sabe quais doenças são essas e como evitar seu aparecimento, leia mais nesse conteúdo do meu blog!
Quando uma pessoa venceu a batalha contra o câncer, ela ainda precisa de acompanhamento médico, normalmente são 5 anos. Um dos fatores que podem auxiliar a tornar o paciente mais saudável e evitar a reincidência da doença é a modificação dos padrões alimentares.
Por isso a busca por uma nutricionista com foco em doenças crônicas não transmissíveis é fundamental para garantir uma alimentação adequada. De maneira geral podemos dizer que quando o paciente aumenta a quantidade de frutas, verduras, legumes, reduzir alimentos com alta quantidade de gordura e também reduz seu peso do paciente auxilia no combate ao câncer de diversos tipos, em especial o de mama. Já em pacientes com cânceres do intestino, se percebeu que a redução dos carboidratos reduz-se também a possibilidade do retorno da doença.
Estudos apontam que os carboidratos por aumentar a quantidade de insulina são os tipos de alimentos que ampliam a possibilidade de um paciente ter câncer ou ser acometido novamente pela doença. Por isso, optar por itens integrais é uma mudanças de hábito que faz a diferença. A carne vermelha também deve ser consumida com moderação uma vez que além de aumentar os problemas cardiovasculares também está relacionada com aparecimento de câncer, principalmente o churrasco, que por conta do contato com a fuligem é o tipo de carne que deve ser consumida com maior moderação.
Por fim, se você precisa de ajuda para manter sua alimentação saudável e evitar doenças crônicas não transmissíveis, pode contar comigo, pois sou especialista nessa área! Agende agora sua consulta.
Desenvolvido por wid.studio