alimentação aliada na saúde da mulher
Alimentação saudável 12.10.22

A alimentação como aliada na saúde da mulher 

Mulheres e homens possuem diferenças em sua anatomia e também nas necessidades de ingestão de […]

Mulheres e homens possuem diferenças em sua anatomia e também nas necessidades de ingestão de vitaminas, nutrientes e minerais. Para contribuir com a saúde feminina, hoje vou trazer algumas dicas relacionadas as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e também nas situações mais vividas entre nós, mulheres. 

Começo com um dado bem alarmante: 15% das mulheres brasileiras são acometidas por endometriose segundo a Organização Mundial da Saúde. Muito se fala sobre tratamentos medicamentosos para essa doença, mas uma alimentação planejada e regrada pode reduzir significativamente os sintomas e essa informação poucas mulheres tem. Com a minha especialização em DCNT pude verificar que problemas cardíacos e de circulação são grandes causadores de óbitos entre o público feminino.

A alimentação saudável pode e deve ser utilizada como principal fator de mudança na vida dessas mulheres, uma vez que pessoas com sobrepeso ou obesidade correm ainda mais riscos em relação ao aparecimento de outras doenças. A  nutrição pode ser preventiva, para evitar o aparecimento de doenças, mas também ser parte do tratamento quando a pessoa já possui o problema de saúde.

Mulher, por onde começo?

A reeducação alimentar é a melhor maneira de ter uma alimentação saudável sem sofrimento, pois você gradativamente vai aprendendo sobre os alimentos que fazem bem para o seu corpo e como é possível integrá-los à sua vida.

Se você ainda não faz reeducação alimentar e quer saber quais os primeiros passos saiba que eu posso te ajudar. Aqui no meu blog escrevo sobre esse assunto com frequência com o objetivo de instruir, mas caso sinta necessidade de um auxílio mais próximo agende uma consulta comigo

Alimentos e suplementação antiinflamatórios

De fato, os alimentos antiinflamatórios são os melhores amigos das mulheres, além de auxiliar no caso do sobrepeso e obesidade e de aliviar os sintomas da endometriose. Um corpo não inflamado evita o aparecimento de várias doenças como, por exemplo, câncer de mama. Assim, você pode optar por uva, açaí, goiaba, tomar chá verde e colocar mais linhaça, semente de girassol e chia em suas refeições. Aqui também vale ressaltar a ingestão de vitamina D e cúrcuma por meio de suplementação, que auxiliam nesse processo de desinflamação do corpo. Mas é claro que a suplementação deve ser feita com acompanhamento nutricional. 

Magnésio para regular o sono e o humor 

Muitas das minhas pacientes chegam ao consultório relatando problemas para dormir e humor instável. Nesses casos a alimentação também pode ser um importante aliado. O magnésio presente no abacate, nozes, peixes gordurosos e chocolate amargo vai trazer aquela sensação de bem-estar e proporcionar um sono revigorante. 

Com minhas pacientes também analiso o ciclo circadiano, para que elas possam alinhar os horários das refeições, exercícios físicos e sono, melhorando a qualidade de vida. 

Antioxidante para mente e corpo sãos

Outra doença que acomete mais as mulheres são infecções do sistema urinário e o cranberry é um ótimo aliado para evitar essa doença, uma vez que ele possui antioxidantes que mantêm o corpo com baixa quantidade de radicais livres. E é por isso que ele também é um ótimo aliado para prevenção de doenças neurodegenerativas, como: Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla.

Você também pode consumir uva passa, brócolis, tomate e limão, que possuem altas taxas de antioxidantes. 

Saúde da mulher: evite os alimentos industrializados

Ter uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e proteína é a chave para um corpo mais saudável e para longevidade. Uma vez que os industrializados possuem, normalmente, alta taxa de sódio que pode influenciar na pressão arterial, no sistema circulatório, impactando também o sistema cardiovascular. Assim como muitos produtos alimentícios tem uma alta concentração de açúcares e por isso também precisam ser consumidos com moderação, já que acabam propiciando o aparecimento do diabetes tipo 2 e influenciando o ganho de peso. 

A verdade é que os alimentos industrializados, quando comidos em excesso, influenciam no aparecimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis, mas eu sei que fazer uma mudança radical não é fácil. Deixar de comer esses alimentos de um dia para o outro pode ser um grande baque e causar sofrimento. Por isso eu acredito que a reeducação alimentar é o primeiro passo para essa mudança no estilo de vida. 

Você já sabe, se precisar de ajuda, conte comigo! 

Avatar Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa

Por

Anelise Rosa


Nutricionista Clínica Funcional e Sócia proprietária na Clínica Amme

Conteúdos relacionados

Assine nossa newsletter

    Ao se inscrever, você concorda automaticamente com nossa política de privacidade

    Desenvolvido por wid.studio